sexta-feira, maio 11, 2012

Mais do mesmo: discografias e downloads

Se no começo do século passado alguns frankfurtinianos se borravam por inteiro só de imaginar as possibilidades de reprodução técnica que as novas tecnologias (de sua época) permitiriam, imagine se os empoeirados rapazes deparassem-se com a nossa Internet?
Sem dúvida um ataque cardíaco fulminante.
Reproduzir, distribuir, compartilhar, participar, colaborar parecem ser as palavras mais presentes no pensamento coletivo dos conectados.
Em notícia publicada ontem na Folha de São Paulo fiquei sabendo que a maior comunidade de compartilhamento de músicas do Orkut, a Discografias foi obrigada a encerrar suas atividades em resposta às pressões realizadas pela APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música) aos moderadores. Mais de um milhão de usuários do site acordaram na manhã desta segunda-feira órfãos da comodidade do compartilhamento de músicas dos mais variados gostos e estilos.
O fato é realmente lastimável, entretanto, sabe-se que o fechamento da comunidade não significa um retrocesso do sistema de consumo cultural atual, pois o lobby das gravadoras sem dúvida será insuficiente diante de um mundo inteiro que já se habituou com estas novas formas de obtenção de produtos culturais.
Situações como estas apontam cada vez mais para a inevitável necessidade de empresas de comunicação reinventarem-se para não caírem no desprezo popular.

Um comentário:

kadu disse...

r.i.p.